
Alguns pacientes que sofrem de disfunção erétil não conseguem, pelos diversos motivos mostrados adiante, manter um tratamento satisfatório com medicações ou injeções.
Nestes cenários, opta-se pela colocação de um material protético, introduzido dentro do corpo cavernoso, a estrutura peniana responsável por garantir rigidez para a penetração durante atividade sexual.
Existem diversos tipos de prótese, e suas diferenças serão abordadas em um outro momento, onde discutiremos a especificidade de cada modelo. Hoje, discutiremos quem são os pacientes com as mais clássicas indicações para a colocação de prótese.
Pacientes que não tem resposta a medicação oral e injetável intracavernosa.
Alguns pacientes apresentam disfunção erétil de difícil controle, mesmo com uso de medicações injetáveis. Estes, quando tem desejo de manter vida sexual ativa, são bons candidatos a colocação de prótese.
Pacientes com efeitos colaterais a medicação oral
Algumas pessoas e seus organismos não toleram as medicações orais, apresentando efeitos colaterais desconfortáveis, eventualmente impossibilitando a atividade sexual prazerosa e saudável.
Pacientes com má adaptação ao uso de injeções
Alguns pacientes, mesmo após serem orientados e tentarem se adaptar, não conseguem aplicar injeções no pênis, por opção pessoal ou por limitação motora. A prótese pode ser nestes casos uma boa solução!
Pacientes com curvatura peniana severa e disfunção erétil associada
A doença de Peyronie causa uma curvatura no pênis e, eventualmente, está associada a disfunção erétil. A correção, principalmente em casos mais graves, pode piorar ainda mais a função erétil. Nestes casos, a prótese pode ser uma ferramenta útil para manter vida sexual saudável.
Pós priapismo
Pacientes que tem episódio de priapismo, uma ereção indesejada e prolongada, podem evoluir com destruição do mecanismo de ereção, necessitando de prótese peniana para manter uma vida sexual saudável.
Existem muitas outras indicações de colocação de prótese em cenários menos frequentes e mais específicos. Lembre-se que toda cirurgia deve ser avaliada e sua indicação feita ‘’sob medida’’ para cada caso e cada paciente. Nada substitui uma boa conversa com seu urologista de confiança para entender mais e tirar todas as suas dúvidas.
As Próteses Penianas
Existem basicamente 2 grupos de próteses penianas, as semirrigidas e as infláveis. Cada um destes grupos tem diversos representantes e modelos, produzidos por variados fabricantes, durante um determinado período, cedendo seu espaço para um modelo mais moderno.
De maneira objetiva abaixo, estão listados os modelos mais atuais de próteses utilizadas no cotidiano de um andrologista.
Próteses infláveis:
Dispositivos de 2 ou 3 volumes que tem como objetivo manter uma ereção mais natural. O objetivo é que o líquido (geralmente soro fisiológico) entre nos cilindros presentes no corpo cavernoso apenas durante a relação. Após, o paciente através de um mecanismo desinfla os cilindros deixando o pênis com aspecto mais natural.
Na Europa e Estados Unidos, estes modelos são mais utilizados, por serem preferência dos pacientes e médicos. No Brasil, a falta de cobertura de planos de saúde e os preços diminuem a quantidade de próteses na população.
Estes dispositivos são produzidos por 2 fabricantes, a Coloplast e a Boston Scientific.
Seguem abaixo imagens dos modelos



Próteses maleáveis:
São compostas de uma haste metálica maleável recoberta de um polímero sintético.
Após instaladas dentro do corpo cavernoso – estruturas responsáveis por garantir a rigidez do pênis, mantem o pênis ereto, sendo necessário ‘’dobrá-lo’’. Antes da relação sexual, o paciente coloca o pênis em posição ereta, para que possa haver a penetração.
No Brasil este tipo de prótese é a mais utilizada, uma vez que pode ser colocada no SUS (em tese) e é coberta pelos convênios médicos. Fora do Brasil, é um modelo pouco utilizado, reservado para pacientes específicos, por exemplo pessoas que não tem destreza motora para utilizar os mecanismos de enchimento da prótese inflável.
Existem diversos fabricantes. Segue abaixo algumas fotos e vídeos destes dispositivos.




O implante de prótese peniana é uma cirurgia extremamente útil em pacientes com falha de terapia menos invasiva, com uma taxa descrita de satisfação extremamente alta. No entanto, por tratar-se de uma cirurgia complexa, suas indicações devem ser precisas e realizadas através de um acompanhamento rigoroso com o seu urologista de confiança, de preferência com experiência em andrologia.
Se você conhece alguém que pode ser beneficiado com este conteúdo, compartilhe com esta pessoa! Sua ajuda pode devolver a qualidade de vida de muitos casais.
Comments